quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tempo de crescimento: o papel da estimulação

        Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus passos iniciais.
        Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação.
Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. As atividades desenvolvidas no Espaço Crescendo buscam "aproveitar" um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento.
        No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.
        Exatamente por isso, os bebês podem atender a longos períodos de concentração desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse.
        Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores; perceptivamente, desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirindo comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrindo sua própria identidade; socialmente, aprendendo a conviver com "amigos".
        Daí a importância do trabalho realizado no berçário. Nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado na escola e na igreja, para que compreendam a extensão das atividades propostas.      
  
 Afinal, é tempo de crescimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário